Satisfação
'Encarcerados' é a grande vencedora do Prêmio ARI
Série publicada pelo Diário Popular em outubro de 2017 foi premiada em primeiro lugar pela Associação Riograndense de Imprensa
A reportagem produzida pelo Diário Popular que fez um raio-x do sistema carcerário da Zona Sul foi a grande vencedora do Prêmio ARI de Jornalismo, entregue na manhã desta terça-feira (19), no auditório do Ministério Público (MP), em Porto Alegre. O material, dividido em uma série publicada entre os dias 21 e 27 de outubro, ficou em primeiro lugar como Reportagem Geral e em segundo lugar na categoria Fotojornalismo.
Ao todo foram mais de 400 concorrentes ao prêmio promovido pela Associação Riograndense de Imprensa (ARI), um dos mais tradicionais e prestigiados do Estado. Os materiais foram avaliados por 40 jurados, que selecionaram os finalistas e elegeram as melhores produções em cada um dos 17 grupos avaliados (13 profissionais e quatro universitários).
Na categoria Reportagem Geral, "Encarcerados" foi finalista com outros seis trabalhos, sendo cinco de jornais da capital e um do Vale dos Sinos. O que, para a repórter Michele Ferreira, uma das autoras da série, valoriza ainda mais a conquista. "Poder representar todo o Interior na categoria mais concorrida do ARI é muito importante e receber este reconhecimento nos deixa muito felizes", afirma. Além de Michele, fizeram parte da produção do material a repórter Giulliane Viêgas, o editor do site do DP Leandro Lopes, o repórter fotográfico Carlos Queiroz e a jornalista e coordenadora de arte Paula Moreira.
Já entre os trabalhos fotográficos, as imagens captadas por Queiroz e que levaram os leitores para o universo do interior dos presídios de Pelotas, Santa Vitória do Palmar, Rio Grande, Jaguarão, Camaquã e Canguçu ficaram em segundo lugar.
Há pouco mais de um mês a série 'Encarcerados' já havia tido sua importância jornalística reconhecida. No dia 11 de novembro o trabalho que narrou o cotidiano de apenados, agentes penitenciários e familiares, além de apontar o agravamento de problemas carcerários como superlotação, avanço de facções e falta de estrutura foi destacado pelo Prêmio Direitos Humanos, promovido pela seccional do Rio Grande do Sul da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS). A produção ficou em primeiro lugar na categoria Fotografia e recebeu menção honrosa dentre as 57 reportagens inscritas por veículos de todo o país.
Histórico de trabalhos relevantes
Não é a primeira vez nos últimos anos que reportagens do Diário Popular aparecem entre as mais importantes publicadas no Rio Grande do Sul de acordo com a ARI. Em 2013 uma série sobre o Arroio Pelotas ficou em segundo lugar como Reportagem Geral e em 2014 e 2016 receberam Menção Honrosa, respectivamente, os trabalhos intitulados "Infância esquecida" (Reportagem Geral) e "Uma década de Polo Naval" (Reportagem Econômica).
A sequência de materiais premiados é, conforme o editor chefe do DP, resultado de um trabalho em equipe que valoriza a produção e apuração de conteúdo relevante para a sociedade. "O jornal tem uma equipe experiente, de muita capacidade e o reconhecimento é consequência disso. E também é a prova de que, sem dúvidas, há bom jornalismo sendo feito no Interior", avalia.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário